Wednesday, February 4, 2009

Prefácio

Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.

Alberto Caeiro

Este blogue foi criado “in memoriam” de Américo Carlos Pereira da Mata, meu pai, nascido em Vila Nova da Barquinha em 23 de Maio de 1938 e falecido em Lisboa a 25 do mesmo mês em 2008: um homem que vale a pena ser lembrado. Neste sítio, deixarei histórias que ilustram a memória que dele me ficou. Neste sítio irei repassando e repisando as muitas saudades, que por muito que as mate não se deixam morrer.

Neste sítio contrariarei –contrariaremos - um dos poetas que ele mais apreciava, que escreveu, no mesmo poema de onde retirei a epígrafe:

“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra coisa todos os dias são meus.”

Como o meu é apenas um dos ângulos pelos quais ele deve ser recordado, esta página fica aberta a contribuições. Os familiares e amigos que aqui queiram publicar podem remeter os seus textos para o endereço cmspmata@gmail.com.

O título deste blogue, “La gloire de mon père”, roubei-o sem pudor ao romance autobiográfico de Marcel Pagnol, que começa com a seguinte, belíssima, frase: “Je suis né dans la ville d'Aubagne, sous le Garlaban couronné de chèvres, au temps des derniers chevriers”. É o título que eu queria e o título que ele merece e o facto de estar ocupado desde 1957 pelo bom do Pagnol não tinha por que me intimidar.

2 comments:

Unknown said...

Bonita e merecida iniciativa!

Abraço,

Paulo

Meggy said...

Não tinha título mais adequado para o sítio. E tenho a certeza que o Pagnol não se importaria (nem se importa, para mim é intemporal), mesmo que todos os filhos do mundo homenageassem os seus pais com este título. De certo, ele agradece, é também uma pequena memória de si(do Pagnol) que fica para a eternidade.
Meggy